Decorria o ano de 1994 quando um grupo de estudantes do Curso de Geotécnia do Instituto Superior de Engenharia do Porto cheios de espirito Académico e com especial aptidão para a musica descobriram que devido ao facto da assiduidade não ser o seu forte tinham demasiado tempo livre. Como os responsáveis pelo bar do ISEP queriam começar a cobrar aluguer, decidiram que teriam arranjar outra maneira de ocuparem esse tempo de ócio ( para desgosto de todas as donzelas que lá se deslocavam com o intuito de com eles conviver ).
Foi assim que nasceu a ideia de criar um grupo Académico, foi o nascimento dos Jabardus Academicus... Primando pela "qualidade e quantidade" do seu repertório e pelo charme já lendário dos seus elementos, surgiram que nem um furacão no meio Académico. Adorados por umas, odiados por outros ninguém lhes ficava indiferente. Tentando não cair na monotonia dos demais Grupos Académicos, mais propriamente designados por tunas formaram então um Grupo de Serenatas com o principal de fazer renascer uma velha tradição da Academia, que ao longo do tempo se tinha perdido: As serenatas.
Foram inúmeras as noites passadas a enfardar uns bolinhos e umas cervejolas em troca do encanto de uma serenata à moda antiga. Nessa altura o grupo era constituído por onze elementos uma viola, dois bandolins, um acordeon e uma pandeireta. Eram tempos difíceis...
Os Jabardus Academicus duraram cerca de dois meses. Devido ao nome muito agressivo e que não se adequava ao tom suave e armonioso da musica que tocavam não era possível ao Grupo impor-se na Academia.
No dia 30 de Novembro de 1994 , passaram então a chamar-se Invictus Trovadorum, nome que ainda os acompanha e que pretendia homenagear a sempre Mui Nobre, Leal e Invicta Cidade do Porto que os viu nascer, e ao mesmo tempo invocar as tradição lírica dos antigos trovadores.
1 comentário:
SEM DÚVIDA NENHUMA...O MELHOR GRUPO DE SERENATAS DA ACADEMIA....E ARREDORES....Grande Abraço para todos e Saudações Aeronaúticas
Enviar um comentário