sexta-feira, dezembro 28, 2007


AS SERENATAS

Quando queremos acreditar que a Praxe é imortal e intemporal, uma boa forma de reforçar a ideia é através desse momento ultra romântico que é a Serenata.
Por muito ridícula que possa parecer aos olhos de muitos, é inegável que a Serenata atribui ao estudante a face poética da sua vida académica.
Sendo de origem medieval, foi nos meios estudantis que adquiriu o cariz académico que a Capa e Batina tão bem ilustram.
Nós os Portugueses, como povo poeta que somos, temos bem dentro de nós um romantismo que já nasce connosco e se traduz no cantar da Saudade, no Fado. Bem lá no fundo, não há alma lusitana que não encontre beleza numa serenata entoada ao luar.

«A mecânica tradicional das Serenatas não é, necessariamente, mais do que uma curiosidade, visto que elas partem do mais íntimo de cada indivíduo. Ninguém se terá lembrado de inventar uma fórmula para as declarações de amor... Também, para as Serenatas o que vale é o sentimento e a capacidade de o exprimir. Só mesmo a distância entre o fadista e a sua amada explica a existência de qualquer coisa como uma linguagem que entre eles nasceu nas serenatas. Ela se resume a que a amada acenda e apague a luz três vezes, se aceita a serenata. O declarante, esse, distingue-se por, na altura de cantar, dar alguns passos em frente que o colocam só e mais perto da sua amada.
Pessoas existem que, a estas duas singulares formas de linguagem, acrescentam uma outra. Trata-se de uma flor que o declarante enviaria, a qual, uma vez aceite, significaria também a comunhão de sentimentos e, quando rejeitada, seria obviamente o contrário. Não duvidamos da beleza do gesto mas... talvez não venha senão a complicar uma situação onde tudo deve ser simples, rápido e incisivo.
Receber uma flor, implica abrir uma janela por onde ela entre, o que nem sempre terá sido considerado muito digno para uma donzela.(*)
Há, também, quem insista num número fixo para os fados. Não vemos porquê. Se a polícia ou o pai da menina não apareciam, se o fadista estava intensamente apaixonado, qual a razão para cantar apenas quatro fados?
Acrescentam-se a este número, duas variações. Aceitamos uma cuja função será a de acordar a menina (que deverá estar mergulhada em sonhos de fadas e cavaleiros) para que ela possa suspirar a íntegra das palavras do declarante. Mas, duas variações?
Só se a outra for para terminar, o que a tornará facultativa...»

* - Lembremo-nos que ela não aparece nunca à vista.

(in QVID PRAXIS? (PORTVCALENSIS), Cabral, Manuel e Marrana, Rui; Porto, 1982, AEUCP)


Outro tipo de serenata é a Serenata Monumental, uma cerimónia que representa para muitos caloiros a primeira noite em que vestem o Traje.
Esta manifestação académica parece ser relativamente nova e é com ela que actualmente se procede à abertura da Queima das Fitas. Recentemente, têm cada uma de muitas instituições executado monumentais serenatas especialmente para os alunos de cada uma das instituições. Normalmente, dão-se na época de recepção ao caloiro e são uma maneira de lhes incutir o gosto e orgulho na tradição cantada logo desde o início do ano.
A explicação para o aparecimento deste tipo de serenatas parece simples. Os estudantes terão começado por cantar o Fado às populações não só em serenatas de modo a presentearem os cidadãos com a música da academia e a criar uma certa interactividade academia-população. Daí parece ter surgido a tradição de cantar à meia-noite, nas Serenatas Monumentais, seis fados e duas variações.
Normalmente, o evento toma como palco a escadaria da Sé Velha, em Coimbra e a varanda ou o átrio da Catedral da Sé, no Porto, uma vez que a velha catedral da Invicta não possui uma escadaria suficientemente longa para o efeito.

Penso que de quando em vez sabe bem ler coisas bem escritas…não fiquei indiferente ao texto quando passeava por um blog dedicado as Tradições Académicas…e desde já aproveito para felicitar a(s) pessoa(s) que o criaram… Fica a referência… http://pwp.netcabo.pt/qvidpraxis/serenatas.html

Atrevo-me a perguntar …

Qual será o significado de uma serenata na vida Académica de cada um de Nós?



quarta-feira, dezembro 26, 2007

Feliz Natal e um Óptimo 2008

O Grupo de Serenatas do ISEP - Invictus Trovadorum deseja a todos sem excepção um Santo e Feliz Natal junto daqueles que mais gostam e um Óptimo Ano de 2008!!!
Saudações Académicas
Invictus Trovadorum

Almoço de Natal do IPP - 19 Dezembro

No passado dia 19 de Dezembro, o Grupo de Serenatas do ISEP - Invictus Trovadorum a convite do Instituto Politécnico do Porto esteve presente no Almoço de Natal do mesmo. Sendo de enaltecer mais uma vez o apoio incondicional que o Instituto Politécnico do Porto tem dado aos Grupos Académicos, desejamos a todos um Óptimo e Santo Natal e um 2008 que traga tudo aquilo que este ano de 2007 não foi capaz de proprocionar.
Um Muito Obrigado mais uma vez pelo convite e pelo fantástico calor humano presente!!!
Saudações Académicas
Filipinus Esforsatis
(Invictus Trovadorum)

Aniversário Tuna Feminina Universidade Fernando Pessoa - 15 Dezembro

O Grupo de Serenatas do ISEP deseja as mais sinceras felicidades à Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa pelo seu 15º Aniversário. Parabéns pela fantástica festa no Academia Bar...foi simplesmente fabuloso...e que para o ano cá estejamos todos para comemorar mais um anito de existência!!!
Saudações Académicas
Filipinus Esforsatis
(Invictus Trovadorum)

terça-feira, dezembro 25, 2007

O 13º Aniversário - 30 Novembro

Antes de mais, as sinceras desculpas pelo atraso na publicação deste post!!! Sabemos de ante mão que muitas donzelas andam ansiosas pela sua publicação e...FINALMENTE não é...aqui vai ele!!! Muitos hão-de pensar, foi a prenda do Pai Natal esta publicação.

Cá vamos nós!

O Grupo de Serenatas do ISEP- Invictus Trovadorum no dia 30 de Novembro de 2007 celebrou o seu 13º Aniversário. Lá estiveram presentes muitos convidados entre eles, o Grupo de Fados do ISEP, a Tuna Feminina do ISEP e nossas Madrinhas, a Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa e a Tuna Académica do ISEP onde deixamos aqui desde já, as nossas atenciosas saudações e cumprimentos pela presença. Sem vocês a festa não poderia ter corrida da mesma forma!
Para que tudo isto tivesse sido possível, um Muito Obrigado deixamos pelo apoio prestado, à Associação de Estudantes do ISEP porque sem vocês nada disto poderia ter acontecido...

Deixamos um breve album fotográfico da festa em baixo:


...o nosso Magister!!!

...o recordar de velhos tempos...

...as Madrinhas...Tuna Feminina do ISEP!

brincadeiras!!!

Tuna Académica do ISEP a chegar...

Grupo de Fados do ISEP...divertimento!!!

...o nosso RP da noite a conviver (que algo ali de tão estranho se passa?!Ou Não!!!)...Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa...

...Claque; Grupo de Fados do ISEP; Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa...

...parte da Claque!


...o bom relacionamento entre o Grupo de Serenatas e a Tuna Feminina!!!

...o início da vida Académica!!!
Saudações Académicas e um Muito Obrigado a todos os presentes sem excepção...
Filipinus Esforsatis
(Invictus Trovadorum)

quinta-feira, novembro 22, 2007

13º Aniversário a Chegar

É com enorme satisfação que o Grupo de Serenatas do ISEP - Invictus Trovadorum vai comemorar já no próximo dia 30 de Novembro de 2007 o seu 13º Aniversário. A todos os Invictus desde já se deixa o convite para a sua presença pois é um dia que deixa já na memória de muitos as vivências passadas, as saudades de um dia ou de muitos, as noites de boémia, serenatas, noitadas... e o mais importante de tudo a amizade que ficou e que ainda hoje perdura.
Queremos mais um ano poder contar com a presença de todos, pois sem estas pessoas que por aqui passaram nada disto poderia ser possivel ainda nos dias de hoje.
Contamos com a vossa disponibilidade, carinho e admiração...apareçam!!!

Saudações Académicas
Invictus Trovadorum

domingo, novembro 11, 2007

PARABÉNS MADRINHAS - 11 Novembro

O Grupo de Serenatas do ISEP - Invictus Trovadorum deseja às Madrinhas - Tuna Feminina do Instituto Superior de Engenharia do Porto - mais um Feliz Aniversário...Que este 16 aninhos tragam uma nova vitalidade, muita muita força para continuar e muito espirito de sacrificio, que nestas coisas é fundamental.

Que muitos mais anos possamos festejar juntos são os nossos votos.

Saudações Académicas

Invictus Trovadorum

segunda-feira, outubro 29, 2007

O Novo Ano Já Começou

Antes de mais o Grupo de Serenatas do ISEP - Invictus Trovadorum pede imensa desculpa pela demora na actualização do Blog.
O Grupo através do seu Magister "Songotonus Tecnicus", saúda a nova Magister da Tuna Feminina do ISEP ( as Madrinhas ) a quem deseja muita sorte e dedicação no novo cargo que ocupa.
Os ensaios já estão a decorrer as Segundas e Quartas-Feiras nas salas do IPP as 21.30h.
As portas estão abertas aos novos caloiros que queiram comparecer...que tragam acima de tudo muita vontade...que nós aqui arranjamos o resto!!!:)
As actuações também já começaram, onde estivemos presentes na noite de Recepção ao Caloiro no ISEP. As fotos ficam para mais tarde, o nosso reporter adoeceu...
Saudações Académicas a todos sem excepção, e votos de um excelente Ano Lectivo. Aos Grupos da Casa muita força para continuar a elevar o nome desta tão nobre Instituição que é a nossa casa ISEP e do nosso tão estimado IPP.
O Magister
Songotonus Tecnicus

quarta-feira, julho 11, 2007

Novo Magister e Novo Invictu - 21 de Junho

O novo Magister - Songotonus Tecnicus
O novo Invictu - Filipinus Esforsatis

Na noite de 21 para 22 de Junho, o Grupo de Serenatas do ISEP - Invictus Trovadorum, juntou-se no Restaurante Santo António para mais um jantar onde estiveram presentes muitos Invictus, Pirilampos e Gambuzinos! Nesta mesma noite houve lugar a uma praxe onde se decidiram algumas coisas importantes para o Grupo.
Todos os Gambuzinos até então, passaram a Pirilampos, e apenas um Pirilampo passou a Invictu, de seu nome Filipinus Esforsatis!
Nesta mesma noite os Invictus presentes elegeram o novo MAGISTER - Tony!
Desejamos muito boa sorte ao novo Magister, onde terá pela frente muito trabalho, muitas horas sem dormir e...muita paciência para aturar os mais novatos!!! Ao novo Invictu, que continue a demonstrar o mesmo empenho e dedicação que tem demonstrado.

Saudações Académicas

Invictus Trovadorum

terça-feira, julho 10, 2007

Akihagato - 15 de Junho

No mesmo dia 15 de Junho, após a actuação na Feira de Orientação Vocacional na Maia, o Grupo de Serenatas deslocou-se a Vila do Conde ao Bar Akihagato. Numa actuação onde se esperava muita gente, o público não defraudou as expectativas e esteve presente.
Foi uma actuação considerada por muitos...excelente, das melhores que realizamos até hoje, vozes essas vindas de algumas Madrinhas aí presentes. A convite nosso, as nossas Madrinhas estiveram presentes, onde elas também encantaram!!!
Esperamos que tenham gostado assim tanto como nós, foi uma noite para não esquecer tão cedo.
Uma vez mais a nossa claque fez-se representar, deixamos um muito obrigado pela paciência...de nos aturar!!!lol, pelo enorme esforço que fazem para estarem presentes, por todo o espirito que têm trazido para dentro do Grupo! A elas uns muitos mas muitos e sinceros votos de carinho e amizade...Não nos abandonem!:)


Obrigado pela recepção feita, foi extraordinária...

Esperamos voltar um dia, Invictus Trovadorum

As Madrinhas também cantaram...
e... a nossa claque!!!

Feira de Orientação Vocacional da Maia - 15 de Junho

No passado dia 15 de Junho, a convite do Instituto Politécnico do Porto, o Grupo de Serenatas do ISEP - Invictus Trovadorum esteve presente na Feira de Orientação Vocacional da Maia ( Fórum Novas Oportunidades ) de forma a promover a imagem do Insituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto e do nosso Grupo, aos demais presentes no local. Foi uma forma de mostrar e enaltecer também a música e a tradição Portuguesa...as Serenatas.
Estaremos sempre de braços abertos para receber convites deste género, e sempre que possível estaremos presente.


Saudações Académicas ao IPP pela iniciativa

Invictus Trovadorum

sexta-feira, junho 22, 2007

Um Dia Diferente - 10 Junho

No passado dia 10 de Junho, dia de Portugal, o Grupo de Serenatas do ISEP - Invictus Trovadorum, a convite do Invictu Mimi, fez-se deslocar à Freguesia de Figueiredo - Celeirós ( Braga ) a fim de participar numa festa organizada pela Associação de Solidariedade do Divino Salvador, aos idosos da Freguesia. Proporcionaram um dia diferente a estas gentes, que muitas vezes se sentem sozinhos e abandonados pelos familiares mais próximos.
Esta iniciativa teve o apoio do Clube Automóvel Clássico de Braga e da Junta de Freguesia de Figueiredo.
Foi com enorme gosto que estivemos presentes, onde mais iniciativas destas deveriam acontecer. Acabou por ser um domingo diferente de todos os outros, tanto para nós como para as pessoas presentes, onde acabámos por animar a festa.

É de louvar iniciativas destas a este nível.

A alegria de um sorriso...

Mais uma vez as Madrinhas estiveram presentes...Belinha só tu, porque será?!?!:)

O Bessa a encantar!

Nós...

Mais uma vez...nós!!!

É bonito ver...novas gerações!!!

Saudações Académicas a todos os presentes.

Invictus Trovadorum

sexta-feira, maio 25, 2007

12º Aniversário - 31 Maio

Tornando-se oficialmente reconhecidos à Mui Nobre Academia do Porto em 31 de Maio de 1995, o Grupo de Serenata do ISEP - "Invictus Trovadorum", celebram já na próxima 5ª feira, 31 de Maio, o seu 12º Aniversário.
A todos os Invictus, pede-se que compareçam, como habitual, no Restaurante Pomba Douro por volta das 21h.
Será um bom dia para recordar velhos momentos passados, rever amigos, confraternizar...

Agradece-se a comparência de todos

Saudações Académicas

Invictus Trovadorum


P.S.: 5ª lá estamos...não faltes!!!

XII Encontro de Engenheiros Geotécnicos - 19 Maio

A convite da Comissão Organizadora do XII Encontro de Engenheiros Geotécnicos do ISEP, o Grupo de Serenatas "Invictus Trovadorum", foi com enorme prazer e gosto que esteve presente na cerimónia de encerramento no Hotel Ipanema Porto, no passado dia 19 de Maio.
Esta actuação tornou-se especial, visto que a maioria dos elementos que compõe o Grupo, estudam Geotecnia ou são Engenheiros já formados com este curso.
O jantar teve a presença de cerca de 50 pessoas, contando com docentes do Departamento de Engenharia Geotécnica, antigos alunos, alunos, elementos de empresas do sector, e público em geral.
O Grupo de Serenatas, deseja as maiores felicidades ao curso, e que estes Encontros não caiam por água abaixo, pois servem para troca de ideias, experiências, e tantas outras coisas benéficas que este tipo de coisas trás.

Saudações Académicas